fbpx

A nossa audição não dorme, ela está constantemente ativa, mesmo quando estamos dormindo.

Nossa vida cotidiana e qualidade de vida podem ser afetadas pela perda auditiva. Por isto ouvir é tão importante.

Precisamos ouvir perfeitamente em encontros familiares, no trabalho, em ocasiões sociais, para nossa segurança e enquanto aprendemos.

A audição nos fornece constantes informações vitais, além de nos fazer experimentar emoções e recordar lembranças. E você provavelmente não perderia a música, a risada das crianças ou as palavras atenciosas sussurradas por uma pessoa amada também. Ou o que acontece com os sons reconfortantes da natureza: o canto de um pássaro, o vento nas folhas de outono, as ondas na praia ou os sons de uma fogueira aconchegante.

Como nossa audição funciona?
Temos dois ouvidos e um cérebro para ouvir, e por uma boa razão.

Audição natural

Um sistema auditivo saudável pode reconhecer sons graves (um contrabaixo ou tráfego), agudos (um violino ou o canto de pássaros) e entender palavras e conversas em qualquer ambiente sonoro sem dificuldade, pois o som entra no seu ouvido completo e nítido. Além disso, pode processar sons muito silenciosos, como o zumbido de um mosquito, por exemplo e sons extremamente altos, como o som de uma turbina de avião.

Compreensão do discurso

Nosso cérebro é particularmente adepto da compreensão da linguagem, que pode lidar com todas as suas diversas facetas e em todas as situações. Se estamos sentados em um café, no telefone ou em uma palestra, nosso cérebro separa e coloca em plano de fundo os sons irrelevantes, para se concentrar nos sons que precisamos ouvir. É graças as habilidades centrais auditivas do nosso cérebro que conseguimos focar a atenção em um único instrumento em uma orquestra sinfônica ou integrar, separar e compreender a fala ao participar de conversas em um ambientes ruidosos.

Audição Espacial

Nosso cérebro ouve sons 360 graus em torno da cabeça - em todos os ângulos. É ele quem faz a localização sonora e pode diferenciar sons que estão localizados a frente e atrás, acima e abaixo. Isso nos permite dizer de onde vem um som, ou saber o quão grande é a sala e até mesmo se há uma obstrução na área.

Mas qual a diferença entre ouvir e entender?

Ouvir é captar os sons, porém entender envolve áreas auditivas e associativas do nosso cérebro, que irão integrar as informações ouvidas, para que desta forma possamos entender o que está sendo ouvido.

Entrar em Contato
plugins premium WordPress

Fale conosco agora! Saiba tudo sobre os tratamentos.

Nossa audiologista irá indicar as próteses e tratamento ideal para suas necessidades. Trabalhamos com aparelhos digitais modernos e temos parcelamento nos pagamentos.